quinta-feira, 10 de maio de 2018

Salários mais altos e reforma mais cedo para funcionários públicos que aceitem ir para o interior

Movimento pelo Interior sugere deslocalizar 25 serviços públicos e os funcionários que aceitarem ir viver para o interior vão poder progredir mais depressa na carreira e reformar-se mais cedo.



Movimento pelo Interior sugere deslocalizar 25 serviços públicos e os funcionários que aceitarem ir viver para o interior vão poder progredir mais depressa na carreira e reformar-se mais cedo.

São 24 as propostas que o Movimento pelo Interior faz para ajudar a fixar mais pessoas nesta parte do país. Deslocalizar 25 serviços públicos para o interior, garantir que os funcionários públicos têm condições para se reformarem mais cedo, mas também para progredirem mais rapidamente na carreira ou ainda a atribuição de um subsídio equivalente a um salário anual, são algumas das propostas que serão entregues ao Presidente da República e ao primeiro-ministro a 18 de maio, avançam esta segunda-feira o Jornal de Negócios (acesso pago) e o Público (acesso condicionado).

O programa, que vai ser apresentado no Museu dos Coches no dia 18, está a ser desenhado de modo a vigorar por três legislaturas e assenta em três pilares: política fiscal (coordenada pelo antigo ministro das Finanças, Miguel Cadilhe); política educativa, organizada por Pedro Lourtie, antigo secretário de Estado do Ensino Superior); e política de ocupação do território que está com o antigo ministro das Obras Públicas, Jorge Coelho.

In: https://www.sapo.pt/noticias/economia/salarios-mais-altos-e-reforma-mais-cedo-para-_5af00a0e1172684b4730f043


Não deixam de serem noticias animadoras para o interior de Portugal, no entanto gostaria de deixar algumas considerações:

 É notória a taxa de envelhecimento do país, em particular no interior, onde não existem pessoas e as que ficam estão cada vez mais envelhecidas.

Para além de trazer pessoas de fora, criando incentivos para se fixarem, o que está a ser feito/pensado para os resilientes, que ainda cá estão? Os que permanecem também têm essas oportunidades de reforma antecipada ou de progressão na carreira?

Este movimento criado, e bem, no meu entender, deveria preocupar-se também com os ativos e desempregados que vivem no interior, onde não lhes são dadas oportunidades, onde o custo de vida continua a aumentar e os salários continuam estagnados ou inexistentes. assim, têm que continuar a optar por sair à procura de melhores condições de vida, quer seja no estrageiro, quer seja no litoral, onde as oportunidades de carreira são melhores e maiores.

2 comentários:

  1. E os que habitam cá?!!?!?

    ResponderEliminar
  2. Comparando a situação dos habitantes do interior a uma "espécie" em vias de extinção, a medida protecionista encontrada é a introdução de outra "invasora" com condições especiais de proliferação. Na natureza as espécies em extinção são protegidas a todo o custo para não desaparecerem, são lhes dadas todas as condições para procriarem e se desenvolverem ... já os que cá estão?? Aguentem-se....

    ResponderEliminar